terça-feira, 12 de maio de 2009

Ativo e Passivo

Não, não se trata de um texto de cunho sexual; das ciências da Administração ou da Física (aquela onda de pilhas, pólos...).

Ativista. É sobre isso, ativismo!

Eu sempre ouço isso: “'num sei' quem é ativista...”. O que é isso, “ativista”? É o cara que age, atua, tem atividade. Lógico, pô!*

E a outra palavra, “passivo”? É justamente quem não tem iniciativa, quem não age.

Pois é, tanta coisa que acontece à nossa volta, né? Coisas das quais nós não nos sentimos responsáveis.

Por exemplo, as noites têm sido mais frias... esses dias, no trajeto de Jardim da Penha até à Praia do Canto, em 2 KM, vi um monte de grupos de mendigos na rua. Cara, imaginem o perrengue que esses irmãos passam?

Seja para fazerem as necessidades, dormir, comer, viver... Eles vivem? O que é viver, afinal? (ih...)

I look at all the lonely people...

Uma coisa que sempre me intrigou é o indigente. Me dá dó, sério.

O cara vai ficar velho, pútrido, a sociedade e o Estado vão ignorá-los, enquanto isso, com o perdão do discurso clichê, estão os Deputados, em sua Comissão de Ética, pouco se lixando para a opinião pública (nunca vi tamanho suicídio político!).

Agora me diga, o que você faz pelo social, pela sociedade, por todos nós?

Pois é, eu também, quase nada ...

Aliás, tem uma coisa que eu faço, uma coisa que já me dá o direito de me qualificar como "ativo" e não "passivo" (sem piadinhas óbvias, hein...), e é pela Mata Atlântica.

Mas ó, eu miro, bem miradinho, no ralo...







MÚSICA A CALHAR:

“Porrada! Nos caras que não fazem nada!”
(Porrada – Titãs, no “Cabeça de Dinossauro”, o "Revolver" da banda paulista!)


*Eu sempre fico intrigado com as palavras, o significado delas. Por exemplo, você já parou para reparar a palavra “Restaurante”?

5 comentários:

Igor disse...

Como só comecei a ler hoje, coloco aqui um adendo ao texto de 06 de fevereiro - O calor faz encolher. Concordo com quase tudo por conta do bairrismo por mim compartilhado. Acrescento apenas o sensacional charme das madrugadas silenciosas de Cachoeiro, onde se pode cortar a cidade a pé sem encontrar uma viv`alma sequer. Discordo apenas do inverno londrino por você descrito, uma vez que reafirmo, e o faço em caixa alta: NUNCA FEZ FRIO DE VERDADE EM CACHOEIRO. Alias, deixo aqui meu protesto contra as cachoeirenses do sexo feminino que, em sua grande maioria, esperam qualquer vinte e dois graus celcius para exibir seus gorros, cachecois e botas, itens todos comprados a peso de ouro. Alias, esta pobreza de espírito tipico da maioria da atual geraçao cachoeirense é a grande responsavel pela destruiçao total e, talvez, irreversivel de nossa querida cidade.

Victor Athayde disse...

Protesto!!
Ainda que não seja o foro competente, pois está a se falar sobre outro tópico...
Mas em cachoeiro faz frio, sim!! Coisa
de 15o. C. no inverno.
O Sr. Igor afirma o contrário porque sempre teve a prtetensão de ostentar uma suposta imunidade à baixas temperaturas. Argumento que sempre foi alvo de chacotas por parte dos demais Orcs...
Porrada!

MARIA disse...

menino!(engraçado te chamar assim)... intrigante é ver como as pessoas são muito "palavras", ditados e coisas "pre´fabricadas"... falam frases de efeito, vivem coisas superficiais... se dizem nao preconceituosas(achando que isso se resume em ter amigos negros, ter piercing, tatuagem, fumar maconha...)coisas desse tipo me irritam de tal maneira que eu sinto uma necessidade ENORME de me isolar das pessoas quando isso fica agudo..(o que nao é a melhor maneira de resolver nada disso) Digo que, é muito facil falar bonitinho, viver bonitinho...é muito facil se dizer cristão na igreja e fora dela nem olhar pro pobre coitado da rua que é doente, nao tem onde morar, o que comer...é mto facil dizer que é preciso amar o proximo e só olhar pro proprio rabo.. é mto facil viver de superficialidades e "afinidades". ser extremista pq é "moda". a frase dita sobre "pouco se importar pra opiniao publica" foi florescida com um pedido de desculpa e depois um"mas eu nao retiro a minha frase" é o mesmo que dizer: vai te fuder..e depois: desculpa.. mas eu continuo querendo que vc se foda. sinceramente? nao dá pra entender nada daqui, de lá... seja de onde for... cada vez mais fica complicado e eu me perco nisso sabia? vou parar de falar, ta virando email ja
hahahahhah

Emilia disse...

"Preste atenção, porque tem gente que não presta."

erickaduda disse...

hahaha. Cara, dia desses minha irmã veio com essa: me mandou mijar no ralo. Confesso que não entendi, estou meio alheia às comunicações.. acho que é o trabalho em excesso. Mas esse seu texto (que eu ainda nao tinha lido, e olha que faço parte da massa de 6 pessoas rs) me fez (re)pensar minha profissão - Acho que não estou tão ativa quanto deveria. O Estado nos aliena tb... Mas quanto à minha profissão: é que nós assistentes sociais achamos que só por sermos da categoria já estamos, automaticamente, fazendo muito pelo social, quando na verdade, muitos nem sabem de que sociedade se trata. É triste sim xuxu.. Mas tudo que nos toca nos faz mover.