segunda-feira, 27 de julho de 2009

De lua!

Me lembro como se fosse hoje.

Eu, ainda tomando noção das possibilidades humanas, fiquei maravilhado com a televisão celebrando os vinte anos do homem na lua .
Meu pai me dizia o que estava fazendo naquele dia de 1969, o Repórter Esso dizia: “Cabo Canaveral, Flórida”; e eu via impressionado todo aquele noticiário (mais impressionante é como as crianças de nove anos, hoje, são bem menos ingênuas...)

Naquele dia eu tinha um assunto para puxar no meio dos caras mais velhos. Era batata que falando algo sobre o “moon landing” as pessoas me dariam moral numa roda de papo com carinhas 3 ou 4 anos mais velhas.
Ledo engano, bastou eu dar início ao tema para alguém me frustrar em dobro, primeiro por fazer do meu assunto algo desprezível, e segundo para minimizar o tal feito, assim: “aquilo tudo é truque, ficção”.

E eu: “como assim?”.
E a resposta: “os melhores filmes não são os americanos? Então...”

Naquele dia soube que havia uma possibilidade: os americanos fizeram o mundo acreditar que pousaram na lua.
Nas escolas, mais tarde, aprendi que a corrida espacial entre USA x CCCP decorria da Guerra Fria.

A história nos mostra que os norte-americanos levaram amelhor. Tiveram mais influêcia política no mundo, mas isso vem mudando...enfim.

Neste mês comemoram-se 40 anos da divulgação dessas imagens espetaculares e 20 anos da minha frustração infanto-juvenil.

Hoje em dia, me afilio à tese de que o homem não foi à Lua. Primeiro porque me afilio a qualquer teoria conspiratória, e segundo, porque vi a Série da FOX (TV Americana) que se intitula “Nós pousamos mesmo na Lua?”, a qual recomendo a todos.

Mas essa opção não se dá por questões científicas - até mesmo porque, minha ignorância impede esse juízo - ou muito menos por eu compartilhar de raciocínio que vi na TV esses dias ("eu não acredito que o homem foi na lua, porquê, senão, ele também deveria ter ido no sol").

Não acredito porque, vocês sabem, o marketing está aí para nos convencer e alguém precisava sair vencedor da corrida espacial, alguém precisava mandar no mundo. Nada como a televisão e os jornalistas, e um presidente corrupto, que renunciou, para enganá-lo.

Aliás, esse assunto nem me inspira tanto. Hoje em dia, nem me causa espécie se fomos ou não no corpo celeste dos poetas, é uma simples questão: se você acredita, eles puseram o homem na lua. Se não, não puseram.

A calhordice do Poder caiu na vala comum, é regra. Não me surpreende a enganação dos que têm.

Vamos fazer o seguinte: deixemos a Lua lá. O Obama lá. O Lula lá. E nos contentemos em adimirá-la, que é muito mais interessante. E só voltemos a falar nisso depois da resposta à seguinte pergunta: Eram os Deuses astronautas?










Música a calhar:
"Tendo a lua aquela gravidade aonde o homem flutua/Merecia a visita não de militares, mas de bailarinos/E de você e eu.." ("Tendo a Lua" - Paralamas do Sucesso, no Brasil, Police, na Inglaterra e Sublime, na California)

Um comentário:

Rogerio! disse...

De Lua! isso aí! ótimo texto! vlw!